Sob Nova Direção
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

8 mitos sobre dietas

+3
creepychan
Cidinha
RenataB
7 participantes

Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty 8 mitos sobre dietas

Mensagem  RenataB Dom Fev 05, 2012 10:13 am

1 - Comer abacaxi após as refeições ajuda a queimar gordura?
Não. O abacaxi é rico em vitamina C, fibras e bromelina — enzima capaz de hidrolisar as proteínas e outros alimentos, auxiliando no processo digestivo. Talvez as pessoas façam
esta confusão por causa das propriedades laxativas da fruta.
“Se você comer abacaxi achando que vai queimar a gordura daquela picanha deliciosa que acabou de saborear, está completamente equivocada!”, avisa a nutricionista Fabiana Poltronieri, professora de nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

2 - Tomar água gelada em jejum emagrece?
Não. Quando bebemos líquidos gelados com aproximadamente 7 graus, o corpo é obrigado a aquecê-lo antes de absorver. Ele faz isso usando como combustível a gordura. Porém, o gasto calórico da ingestão de líquidos gelados em qualquer hora do dia é considerado desprezível
por que não influência muito no gasto energético total. A saída é mesmo partir para os hábitos saudáveis, não tem jeito. “Uma dieta equilibrada, pouca ingestão de açúcares, sal, álcool e a prática regular de atividades físicas ainda é a fórmula do sucesso para ter um final feliz com a balança”, avisa o professor de nutrição aplicada à atividade física, da Universidade de São Paulo, Antonio Herbert Lancha Júnior.

3 - Suco de limão acaba com as calorias?
Não. O limão é rico em vitamina C. Também é fonte de substâncias conhecidas como fitoquímicos, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, problemas do coração e doenças crônicas. A fruta é uma boa alternativa para preparação de sucos ou para dar um sabor azedinho às receitas em geral. No entanto, não há nenhum estudo que relacione o seu consumo com perda de calorias. A única coisa que se sabe é que um copo de 200 ml de limonada com adoçante possui apenas 12 calorias. Eba!

4 - Comer carboidrato após às 20h engorda?
Não. Algumas pessoas acreditam nessa teoria porque imaginam que, como o metabolismo é mais lento durante a noite, o consumo de carboidrato pode deixar um saldo positivo de gordura. Puro engano! “Para ser convertido em gordura, o carboidrato ‘cobra caro’ do organismo, gastando muito mais energia do que se consome. Daí fica ‘elas por elas’”, fala Antônio Lancha. O segredo é a quantidade que você consome. Como os carboidratos e proteínas fornecem em torno de 4 calorias por grama, contra 9 calorias dos lipídios (gordura), a indicação saudável para qualquer hora do dia é fazer uma refeição balanceada e pobre em gorduras, principalmente as saturadas, que não fazem nada bem. Quer mais um motivo para não cortá-lo da sua dieta? “O carboidrato produz glicogênio, que é utilizado durante o sono. Retirando esse nutriente das suas refeições, certamente você não terá uma noite de descanso tranquila”, avisa Antônio Lancha.

5 - Beber líquido durante a refeição dá barriga?
Sim. Quando se toma líquido junto com a comida há uma distensão das paredes do estômago — que dá aquela inchada básica na barriga. “Com as bebidas gaseificadas, o estrago é ainda maior porque elas dilatam o estômago em cerca de 50%”, fala o médico José Roberto Santiago, que coordenou um estudo sobre bebidas com gás em animais. A capacidade da área gástrica sendo maior, o consumo de alimentos também é. Conclusão? O peso sobe que é uma beleza porque você não fica satisfeita com pouca comida. Um horror! “Existe ainda a hipótese de que a grelina, um hormônio que estimula a fome e é produzido pelo estômago, seja feita em maior quantidade quando o órgão é dilatado”, fala a nutricionista Lenisa Merli, de São Paulo.

6 - Chá-verde acaba com o excesso de peso?
Sim. O chá-verde é rico em catequinas — espécie de antioxidante — e outras substâncias que têm chamado a atenção devido a sua ação preventiva a alguns tipos de câncer e doenças do coração. Além disso, alguns estudos indicam que pessoas que consomem chá-verde apresentam redução do peso corporal, na circunferência da cintura e na quantidade de gordura subcutânea. “Esses resultados foram obtidos com chás que apresentavam uma alta concentração de catequinas e com a ingestão de 5 xícaras ao dia”, diz Fabiana. Se o seu objetivo é emagrecer, procure uma erva de boa qualidade e beba de 4 a 5 xícaras por dia. “O consumo exagerado do líquido, no entanto, pode prejudicar a absorção de ferro pelo organismo — causando uma série de problemas”, alerta Fabiana.

7 - Café acelera o metabolismo?
Sim. Um estudo publicado no jornal americano Metabolism descobriu que tomar 2 copos de café pode fazer uma mulher de 74 quilos queimar até 50 calorias a mais durante as 4 horas seguintes à ingestão. “A cafeína estimula o sistema nervoso, sinalizando ao corpo que ele deve gastar energia do seu estoque de gordura”, diz o pesquisador Paul Arciero. “Mas evite misturar o café com leite, chantilly ou outras substâncias que podem elevar o nível de insulina e acabar com os benefícios da bebida”, adverte Paul. O ideal é não ultrapassar 3 xícaras por dia, para evitar ansiedade e náuseas.

8 - Fazer exercícios com estômago vazio queima mais calorias?
Mais ou menos. Pesquisadores na Universidade de Ottawa, no Canadá, pediram para dois grupos de pessoas correrem pela manhã. O grupo que pulou o café da manhã queimou 58% mais gordura do que o que havia feito a refeição antes. Mas isto não quer dizer nada. “O que importa é se o gasto calórico se mantém até o final do dia”, avisa a nutricionista Nancy Clark, de Massachusetts. Segundo ela, se uma pessoa consome de 150 a 200 calorias 30 minutos antes da academia, ela terá energia extra para se esforçar mais. Um estudo da Universidade da Pennsylvania comprovou exatamente isto ao avaliar mulheres que tiveram uma refeição antes do treino e se exercitaram até 16% mais do que as que apenas beberam água. “Malhar em jejum dá mais fome e faz você devorar tudo que vê pela frente”, adverte Clark.
RenataB
RenataB

Mensagens : 32
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Re: 8 mitos sobre dietas

Mensagem  Cidinha Dom Fev 05, 2012 3:17 pm

Valeu RenataB, gostei muito do artigo! flower
Cidinha
Cidinha

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Re: 8 mitos sobre dietas

Mensagem  creepychan Qui Fev 09, 2012 2:57 pm

não sabia da do café. Muito bom!
creepychan
creepychan

Mensagens : 28
Data de inscrição : 09/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Re: 8 mitos sobre dietas

Mensagem  maisaperry Qui Fev 09, 2012 6:15 pm

Já vi isso em um site, e adorei. O café além de não ser calorico, emagrece *-*
Muito bom o post Laughing
maisaperry
maisaperry

Mensagens : 199
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 31

http://flywithana.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Re: 8 mitos sobre dietas

Mensagem  beca Sex Mar 16, 2012 3:53 pm

AMEEI kkk
beca
beca

Mensagens : 396
Data de inscrição : 23/11/2011
Idade : 31
Localização : Brasil

http://becaanaemia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Rosenrot

Mensagem  rosenrot Sex Mar 16, 2012 6:27 pm

Tudo anotado =)
rosenrot
rosenrot

Mensagens : 216
Data de inscrição : 15/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Re: 8 mitos sobre dietas

Mensagem  MiraiYHJuu Sáb Mar 17, 2012 3:08 pm

Obrigada =D
MiraiYHJuu
MiraiYHJuu

Mensagens : 468
Data de inscrição : 25/12/2011
Localização : Brasil =)

Ir para o topo Ir para baixo

8 mitos sobre dietas Empty Re: 8 mitos sobre dietas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos